19.2.09
dimorfismo
Em biologia, o dimorfismo sexual é considerado quando há ocorrência de indivíduos do sexo masculino e feminino de uma espécie com características físicas não sexuais marcadamente diferentes.
blablabla...
Pode ocorrer em qualquer grupo de seres vivos, protistas, plantas, ou animais, que apresentem espécies com indivíduos unissexuais.
A função destas diferenças está relacionada à luta dos indivíduos pelo direito de se reproduzir, usando tais caracteres para lutar por um(a) parceiro(a), ou impressioná-lo(a) com os seus dotes.
Em algumas plantas, especificamente, as diferenças são puramente funcionais, e não competitivas.
blablabla...
Exemplos claros de dimorfismo sexual podem ser observados em leões (cujo macho possui uma juba, ausente nas fêmeas), mandris (cujo macho possui a face intensamente colorida e pelagem negra, enquanto a fêmea é completamente castanha), certas espécies de cervo (cujos machos adultos possuem galhadas mais ou menos desenvolvidas, ausentes nas fêmeas), aranhas (cujo macho é normalmente muitas vezes menor que a fêmea), em muitas espécies de aves...
Não se costuma dizer que o ser humano apresente dimorfismo sexual, pois as diferenças morfológicas entre os dois gêneros estão ligadas à presença de glândulas mamárias e quadris largos na mulher, próprios para a reprodução, além de outras marcas menores deixadas pela diferença hormonal comum entre homens e mulheres.
Entretanto, sob efeito desta(s) hormonas, caracteres masculinos podem manifestar-se numa mulher e vice-versa, evidenciando a expressão genética para estas características ditas "diferenciais" presente em ambos.
mas ainda se conseguem arranjar uns exemplos, por aí, que contrariem esta teoria, não?
(adaptado da wikikikiki)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
meh pah e o Benicio del Toro why? até o acho compostinho!
porque é, claramente, um ser que apresenta fortes características distintivas face aos demais da sua espécie, concordas?
as letras assim tão clarinhas é de propósito? tou sem óculos... custou um bocadito a ler. :)
é o blablabla, senão o francis não lê :D
(...e que ele n nos ouça...:) ...)
ah! então se é pró frank estás desculpada. :D
e uma cor que se consiga ler ?
upssss falei sem ler...
andas bem educadinha pá...o homem que te leva vai muito bem servido...
meh ahah sim concordo, loirices :-)
f, n te estiques pah..
um gajo a levar-me??!! para àonde??ahahha
lrcs, eu sabia...;) é do bom tempo...
podes crer quisto do sol dá logo outra cor, outro alento...
em alguns humanos também é encontrada inteligência!
mas é raro!! :)
Enviar um comentário