9.3.09

figuras de estilo...



havaianas sinestésicas :)

Metáfora 1: dada pela estrutura geométrica dos pincéis que se assemelham a uns pés

Metáfora 2: pingos de tinta na ponta dos pincéis que representam as unhas pintadas

Metáfora 3: a variedade de cores representa o arco-íris

Metáfora 4: as sandálias havaianas estão num mundo de cores vivas e festivais, representam momentos de intensa alegria e felicidade

Metonímia 1 - a parte pelo todo: o conjunto de pincéis e sandálias havaianas simbolizam a parte do corpo de um indivíduo: pé direito e pé esquerdo;

Metonímia 2: dois seres se acasalam mediante uma representação de valores culturalmente constituídos dada pelas cores das sandálias: vermelho - mulher, azul - homem;

Fusão: industrial e humano. Estes dois pólos neutralizam-se na imagem e sugerem a simbiose.

Simbiose: erotização no vermelho que representa culturalmente a paixão - pé esquerdo - e ambigüidade do azul do masculino preenchido com unhas pintadas dando um toque feminino ao masculino.

Hierarquização: Havaianas são imitadas, mas nunca serão igualadas, mostrando a superioridade dos produtos dessa marca em relação às concorrentes.

Rimas plásticas: há uma identidade de forma e textura entre os diversos objectos representados nas imagens: as sandálias entre si, os pincéis entre si e as cores dos mesmos, que também rimam. As rimas plásticas fazem parte do mesmo paradigma. Aqui rimam objectos.

Rima inferenciada: infere-se da imagem colocada na publicidade que esses pincéis lembram pés e dedos de pessoas que usam as sandálias. Assim sendo, toda a análise remete à imagem do pé humano, com forma e características próprias.

Rima poética: podemos considerar que a rima sugerida entre as imagens dos dedos dos pés humanos e dos pincéis que os representam como uma metáfora física entre dois elementos que passaram a impor-se um ao outro, por semelhança física.

4 comentários:

loirices disse...

sim sra, vou-me deitar mais sábia :-)

Vício disse...

e passa de figuras de estilo para o estilo das figuras...

© disse...

muito fixe, meh. :)

Blanche disse...

Soberbo! Adorei.