9.3.09
figuras de estilo...
havaianas sinestésicas :)
Metáfora 1: dada pela estrutura geométrica dos pincéis que se assemelham a uns pés
Metáfora 2: pingos de tinta na ponta dos pincéis que representam as unhas pintadas
Metáfora 3: a variedade de cores representa o arco-íris
Metáfora 4: as sandálias havaianas estão num mundo de cores vivas e festivais, representam momentos de intensa alegria e felicidade
Metonímia 1 - a parte pelo todo: o conjunto de pincéis e sandálias havaianas simbolizam a parte do corpo de um indivíduo: pé direito e pé esquerdo;
Metonímia 2: dois seres se acasalam mediante uma representação de valores culturalmente constituídos dada pelas cores das sandálias: vermelho - mulher, azul - homem;
Fusão: industrial e humano. Estes dois pólos neutralizam-se na imagem e sugerem a simbiose.
Simbiose: erotização no vermelho que representa culturalmente a paixão - pé esquerdo - e ambigüidade do azul do masculino preenchido com unhas pintadas dando um toque feminino ao masculino.
Hierarquização: Havaianas são imitadas, mas nunca serão igualadas, mostrando a superioridade dos produtos dessa marca em relação às concorrentes.
Rimas plásticas: há uma identidade de forma e textura entre os diversos objectos representados nas imagens: as sandálias entre si, os pincéis entre si e as cores dos mesmos, que também rimam. As rimas plásticas fazem parte do mesmo paradigma. Aqui rimam objectos.
Rima inferenciada: infere-se da imagem colocada na publicidade que esses pincéis lembram pés e dedos de pessoas que usam as sandálias. Assim sendo, toda a análise remete à imagem do pé humano, com forma e características próprias.
Rima poética: podemos considerar que a rima sugerida entre as imagens dos dedos dos pés humanos e dos pincéis que os representam como uma metáfora física entre dois elementos que passaram a impor-se um ao outro, por semelhança física.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
sim sra, vou-me deitar mais sábia :-)
e passa de figuras de estilo para o estilo das figuras...
muito fixe, meh. :)
Soberbo! Adorei.
Enviar um comentário